A Copa América do Chile será disputada em 2015, mas já foram lançadas no mercado dez cotas de patrocínio para o evento, marcado para acontecer entre 11 de junho e 4 de julho, com a participação de 12 países, 10 da América do Sul e mais dois convidados: México e Jamaica. Só em patrocínios, a expectativa é arrecadar US$ 80 milhões (cerca de R$ 187 milhões).
A competição é organizada pela WE MATCH, joint venture formada pela Traffic Sports, Torneos y Competencia e Full Play. Cada empresa é responsável por uma área no projeto. A Traffic vende as cotas de patrocínio. A Torneos y Competencia negocia os direitos de TV. Já a Full Play faz a produção.
“Estamos em conversas adiantadas com três empresas, um banco, uma financeira e uma empresa de alimentos, que patrocinaram o torneio de 2011, para a renovação de contrato. As outras cotas foram abertas ao mercado logo após a Copa do Mundo”, conta Ivan Martinho, diretor comercial da Traffic.
Na última edição, disputada na Argentina, Santander, Mastercard, Brahma, Coca-Cola, Kia, Embratel, LG e Claro foram algumas das parceiras do torneio.
As dez cotas para 2015 foram divididas em dois níveis, o partner e o sponsor, com valores de patrocínio e direitos de exposição diferentes. Assim como na Copa do Mundo, cada uma das oito sedes (Santiago, Viña Del Mar, Antofagasta, La Serena, Valparaíso, Rancagua, Concepción e Temuco) terá Fan Fest, com visibilidade das marcas dos patrocinadores.
A expectativa é que os direitos de TV sejam comercializados para mais de 200 países. Em 2011, 199 nações assistiram ao torneio. “A televisão representa 60% da receita, os patrocínios respondem pelos outros 40%”, afirma Martinho.