A Ambev anunciou nesta semana os resultados da empresa em “mbito mundial no primeiro semestre de 2010. Impulsionada pela Copa do Mundo e pelo desempenho do mercado brasileiro, a companhia teve um EBITDA (sigla para o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), o que representa um crescimento org”nico de 10% em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano anterior.
O EBITDA da Ambev no primeiro semestre de 2010 foi de R$ 5,229 bilhões. O lucro líquido nesse período atingiu R$ 3,242 bilhões, incremento de 17,4% em comparação com 2009.
Segundo a própria companhia, os números foram influenciados positivamente pela presença da Copa do Mundo. Além de o campeonato ter aumentado diretamente o consumo, trata-se de uma parte importante no planejamento de marketing da Ambev, que integra o grupo de patrocinadores oficiais da competição.
E se existe uma região responsável por “puxar” esse crescimento da Ambev, essa região é o Brasil. O país pentacampeão mundial representou crescimento org”nico de 15% para a empresa no primeiro semestre deste ano – acima, portanto, do resultado mundial.
O volume de vendas da companhia no país cresceu 13,4% no período, e o resultado foi ainda mais expressivo para cervejas: incremento de 20,6% no faturamento desse segmento.
A Ambev pretende fechar 2010 com um investimento de R$ 2 bilhões no mercado brasileiro. Segundo a companhia, esse é seu maior aporte em um único país desde que o grupo foi fundado.