Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Copa faz economia da África do Sul avançar 1%

Redação Publicado em 26/07/2010, às 09h00 - Atualizado às 12h00

Imagem Copa faz economia da África do Sul avançar 1%

O governo da África do Sul divulgou nesta semana um dado que mostra o quanto a realização da Copa do Mundo de futebol deste ano foi importante para o país. Segundo o Ministério das Finanças, a competição incrementou em 1% a economia local.

Inicialmente, a previsão dos sul-africanos era de um avanço na casa de 0,5% por conta da Copa do Mundo. Portanto, o resultado foi motivo de comemoração para as autoridades do país que recebeu a competição nesta temporada.

“Quando pensamos no que o nosso PIB cresceu desde 2006, vemos que o valor é muito superior ao que aconteceria se não tivéssemos realizado a Copa do Mundo”, ponderou Pravin Gordhan, ministro das Finanças da África do Sul, em entrevista coletiva.

A África do Sul investiu 33,65 bilhões de rands (R$ 8,4 bilhões) na realização da Copa do Mundo de 2010. Desse total, 7,11 bilhões de rands foram aplicados pelo país apenas neste ano.

“Esse investimento faz parte de um plano de desenvolvimento de longo prazo para o país. É assim que precisa ser visto, e não somente como o financiamento de um evento”, completou Gordhan.