Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Copa pode criar projeto olímpico na África do Sul

Guilherme Costa em em Johanesburgo (África do Sul) Publicado em 06/07/2010, às 15h00

A Copa do Mundo acabará apenas no próximo domingo, mas a África do Sul já se mostra animada com os resultados do torneio. A empolgação do país chegou a ponto de o torneio de futebol servir como par"metro para a criação de um novo projeto: sediar os Jogos Olímpicos de 2020.

A possibilidade será discutida com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, que tem viagem marcada para a África do Sul nesta semana. O dirigente chegará ao país da Copa no dia 10 de julho, terá uma reunião com Joseph Blatter, presidente da Fifa, e conversará com o presidente Jacob Zuma no dia seguinte.

Na última sexta-feira, em entrevista ao site oficial da Fifa, Zuma já havia usado a Copa do Mundo como argumento para falar sobre outras competições de grande porte: “O torneio provou que somos capazes – temos recursos e infraestrutura. As pessoas já estão falando sobre a possibilidade de nos candidatarmos a outros eventos de grande porte, e nós apoiamos”.

A principal razão para Zuma encampar o projeto olímpico é o benefício intangível que esse tipo de evento proporciona. “A competição provou que o esporte é um instrumento para a construção de uma nação”, disse o mandatário sobre a Copa do Mundo.

A candidatura da África do Sul aos Jogos Olímpicos, porém, é apenas um projeto. O país ainda não definiu nem qual cidade será apontada para a briga – Cidade do Cabo e Durban são as favoritas. Tudo isso vai depender da conversa entre Zuma e Rogge nesta semana.

Se conseguir o direito de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos, a África do Sul será o primeiro país do continente a receber o evento. Além disso, fará na mesma década os dois principais eventos esportivos do planeta, repetindo roteiro do Brasil (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro).