Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Copa pode ter freado crescimento de jornais

Redação Publicado em 27/07/2010, às 16h00

A Copa do Mundo pode ter efeito direto na circulação de jornais no Brasil. A hipótese foi levantada pelo presidente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), Pedro Martins Silva, em comunicado. O executivo notou que periódicos sofrem queda no mês da competição.

"Em junho, registramos decréscimo considerável na circulação, com queda acentuada na venda avulsa", afirmou. "Foi o menor índice desde janeiro de 2008. Comportamento semelhante foi verificado em junho de 2006, o que abre a hipótese de que a Copa do Mundo tenha gerado esse impacto".

A venda de jornais sofreu em 2009, com o estouro da crise econômica mundial, sobretudo no primeiro semestre. Antes da crise, o segmento registrava crescimento de 8% ao ano, devido às melhoras na economia brasileira e ao avanço de jornais populares.

Atualmente, dá sinais de recuperação ao crescer 2% no primeiro semestre de 2010. Entre janeiro e junho, a circulação foi, em média, de 4.255.893 unidades por dia. Em 2008, porém, esse número estava em 4.351.400 exemplares diários.