Um relatório divulgado nesta semana pela consultoria Nielsen mostrou que a Copa do Mundo de futebol do ano passado causou um incremento contundente no mercado global de publicidade. No ano passado, houve uma ascensão em torno de 10,6% nesse segmento.
O período que teve crescimento mais contundente foi justamente o segundo quarto do ano, fase da Copa do Mundo disputada na África do Sul. No total, o mercado global de publicidade movimentou 312 milhões de libras (R$ 822,9 milhões) em 2010.
“A Copa do Mundo da Fifa chamou atenção de centenas de milhões de fãs, e não chega a ser uma surpresa que tenha causado efeito similar nos anunciantes, que tiveram um gasto significativo”, disse Randall Beard, chefe global de soluções em patrocínio da Nielsen.
O crescimento do mercado publicitário em 2010 é muito importante porque mostra uma recuperação pós-crise mundial. Além disso, os dados relacionados ao período da Copa do Mundo mostram que a competição centraliza uma série de oportunidades de negócio nessa área.
“Muitos anunciantes voltaram ao mercado por causa da Copa do Mundo. O mercado se revitalizou em muitos países”, analisou Beard.