Apesar de a Inglaterra ter sido eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol deste ano, o torneio teve impacto direto no mercado do Reino Unido. Nesta semana, a Associação Brit”nica de Cervejas (BBPA, na sigla em inglês) deu uma demonstração da proporção dessa relação e divulgou uma elevação contundente nas vendas de seu segmento durante o período da competição.
De abril a junho deste ano, o Reino Unido consumiu 2,2 bilhões de litros de cerveja. O resultado representa incremento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2009, e um crescimento ainda mais contundente se comparado aos três primeiros meses de 2010 – na primeira fase da temporada, foram vendidos 625 milhões de litros.
No segundo quadrimestre de 2010, as vendas de cerveja em supermercados e lojas tiveram aumento de 13,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em todo o ano, os resultados de 2010 já garantem crescimento de 4,4% em relação à temporada anterior.
“Definitivamente, a Copa do Mundo foi um impulso importante para o mercado de cervejas no Reino Unido. Esperamos que esse crescimento continue”, disse Brigid Simmonds, diretor-executivo da BBPA.
A expectativa criada pela Copa do Mundo justifica-se por uma análise um pouco mais abrangente. Desde 2006, ano da edição anterior do torneio de futebol, o mercado de cerveja está em queda no Reino Unido. As vendas caíram 6,3% nesse período.