A delegação da Coreia do Norte poderá viajar para sua vizinha do sul para disputar os Jogos de Inverno de Pyeongchang, se desejar. A informação foi divulgada pelo governo sul-coreano.
Os atletas norte-coreanos necessitam de aprovação para viajar. Os dois países ainda estão tecnicamente em guerra porque, apesar de o conflito bélico ter sido encerrado em 1953, nunca houve a assinatura de um tratado de paz.
“Sobre a participação da Coreia do Norte em um evento esportivo na Coreia do Sul, nossa posição é aprovar a sua participação sob certas regras e condições”, afirmou Lee Duk-haeng, um dos porta-vozes do governo local.
Segundo Choi Moon-Soon, governador da província de Gangwon, onde fica Pyeongchang, um dirigente esportivo da Coreia do Norte afirmou que o país tem intenção de participar do evento.
Atualmente, uma delegação norte-coreana está na Coreia do Sul para participar do Mundial de hóquei no gelo em Gangneung, cidade que irá abrigar vários eventos durante a Olimpíada. Já a equipe sul-coreana feminina de futebol está no vizinho do norte para a disputa do classificatório da Copa da Ásia 2018.
Os dois países estão em tensão desde que o governo da Coreia do Sul alertou que a Coreia do Norte pretendia voltar a fazer testes nucleares.