O Corinthians abriu uma nova propriedade em seu uniforme: o clube quer ter uma marca estampada no meião do uniforme. Para isso, recorreu a uma agência que detém uma patente para um formato específico dessa modalidade de patrocínio.
Trata-se da TZK, que possui a licença Sockatyes, agência de Hong Kong. A empresa possui um material específico para conseguir colocar marcas no meião de forma visível e confortável, e esse modelo só pode ser usado por ela.
Segundo o clube, o fechamento com a agência não é por acaso. Já há uma empresa com contrato encaminhado para ter essa propriedade no próximo ano; ela deverá ser apresentada nas próximas semanas. Pelo espaço, o preço é de R$ 1,5 milhão pela temporada.
Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor geral da TZK, Ronaldo Fernandes, a quantia deverá ser maior nos próximos anos, mas ainda há cautela nesse início. “Hoje, o valor é menor porque nós ainda não temos um estudo de impacto desse patrocínio. Então irá pagar menos quem apostar nesse novo modelo”, afirmou.
A única vez que essa publicidade foi usada de maneira mais notável foi no fim da temporada 2014/2015 do Campeonato Espanhol. A Liga do país fechou com a Sockatyes, que negociou com alguns clubes, entre eles o Atlético de Madrid; a equipe chegou a usar um anúncio da Konami no meião.
No mercado brasileiro, mais aberto a excessos no uniforme, a Sockatyes, via TZK, espera ter mais espaço. “O Corinthians é bem pioneiro no marketing e foi o primeiro a fechar. Mas nós temos conversa adiantada com mais dois times da Série A”, contou Fernandes.
Para o Corinthians, um novo contrato, mesmo com valor baixo, pode trazer algum alívio. Entre o fim de 2015 e o início de 2016, todos os patrocínios na camisa do time, com exceção da Nike, terão o contrato finalizado. Segundo o clube, existem outras conversas adiantadas, além daquela que resultará em uma marca no meião.