O Corinthians usará a data de 10 de junho para lançar uma linha de produtos com inscrições contra o racismo. A data marca cinco anos da lei estadual chamada de “São Paulo Contra o Racismo”, que determina punições a atos de discriminação racial.
Para celebrar o lançamento, o Corinthians chamou a ação de “Dia da Consciência Alvinegra”. Apesar de a campanha ser oficializada no dia 10, o clube não determinou quando exatamente os produtos estarão nas lojas oficiais, apenas que será em junho.
O clube ressalta que as camisas serão feitas em parceria com a SPR, empresa que faz a gestão das franquias Poderoso Timão. A medida é comum no Corinthians, que tira a produção da fornecedora Nike em camisas comemorativas.
Oficialmente, o Corinthians justificou a campanha pelos casos recentes de racismo no futebol brasileiro e mundial. “Como a questão do combate ao racismo infelizmente voltou com força ao mundo do futebol nestes últimos meses, o Corinthians não poderia deixar de fazer sua parte no combate a esta questão social”, afirmou Alexandre Ferreira, gerente de marketing do Corinthians, no site do clube.