Nesta temporada, Corinthians e Palmeiras celebraram 100 anos de rivalidade. E, ao menos na audiência, o duelo entre os dois times se mostra aquecido como poucas vezes. A vitória do time do Parque São Jorge no último domingo (05) levou a Globo a mais um recorde no Ibope.
O duelo entre as equipes rendeu 42 pontos de audiência para a emissora em São Paulo, com participação de 62% das televisões ligadas. A partida superou até o primeiro confronto entre as equipes no Brasileirão que, em uma quarta-feira à noite, registrou 41 pontos de média.
Na época, a Globo já havia celebrado o fato. Com os 41 pontos, a emissora havia batido um recorde de 12 anos no Campeonato Brasileiro, com o melhor índice desde 2005, quando o Corinthians entrou em campo com o argentino Carlos Tevez.
Agora, o recorde aumentou. Desde 2002, quando Corinthians e Fluminense registraram 44 pontos, que a Globo não tinha um índice tão alto com o Brasileirão. Considerando outras competições, apenas em 2012, com a final da Libertadores, entre Corinthians e Boca Junior, a emissora teve número melhor, com 48 pontos.
No último domingo, os 42 pontos foram suficientes para colocar a partida no topo da audiência do futebol de 2017. Nem mesmo a seleção brasileira foi capaz de ter um ibope maior. Em comparação, a classificação brasileira para a Copa do Mundo da Rússia, no jogo contra o Paraguai, registrou 38 pontos na noite de terça-feira. Brasil e Chile, às 20h30 no meio da semana, registrou 41 pontos.
No Rio de Janeiro, Grêmio e Flamengo também se enfrentaram na luta pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. A Globo conseguiu bom índice, com 28 pontos de média e participação de 47%.
Cada ponto no Ibope equivale a 70,5 mil residências (ou 199,3 mil pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é igual a 44 mil residências (ou 116,9 mil telespectadores).