Ação social do clube quer incentivar torcedores a se cadastrarem como doadores
Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/01/2020, às 10h06
O Coritiba transformou a apresentação do atacante Sassá, novo reforço do clube para a temporada 2020, em uma ação social para incentivar a doação de medula óssea. Nas redes sociais, o clube colocou a foto do atacante que veio do Cruzeiro ao lado da imagem de Isabelle dos Santos, de 13 anos, usando a torcedora como símbolo para incentivar outros torcedores a se cadastrarem no Registros de Doadores Voluntários (Redome).
Segundo o clube, a menina alcançou a remissão da leucemia (eliminou as células leucêmicas do corpo via quimioterapia), mas ainda não está totalmente curada. Isabelle respondeu bem ao tratamento inicial, sem precisar contar com o apoio de doadores. Porém, diferentemente do caso dela, muitas pessoas que têm a doença precisam da doação de medula óssea.
Foto: Divulgação / Coritiba
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a chance de encontrar um doador compatível de medula óssea é de 30% entre irmãos e muito menor entre doadores não aparentados. Por esse motivo, o Redome existe em todo o mundo. A ideia é simples: quanto maior o número de pessoas registradas, maior a chance de se encontrar um doador compatível.
De acordo com o Coritiba, para ter a chance de ajudar alguém que esteja precisando, é necessário fazer um cadastro de doador voluntário no Redome do Hemepar ou Hemobanco, duas instituições com sede em Curitiba. Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o próprio voluntário será consultado para decidir quanto à doação.