Há duas semanas, o Coritiba abriu para os seus torcedores uma nova modalidade de sócio. Com preço de até R$ 9,90 mensais, a ideia era chegar aos torcedores sem dar a garantia de ingresso, apenas a preferência na compra. No entanto, o resultado foi a expansão do plano para fora de Curitiba, algo que surpreendeu a diretoria do clube.
Até agora, cerca de 500 novos planos foram vendidos. Desse número, 41% foram da capital paranaense e 59% foram de fora da cidade. Entre os que compraram o pacote, estavam torcedores dos Estados Unidos, do Paraguai e até da Angola. Nos Estados brasileiros, houve venda até no Acre e em Roraima, locais a mais de 3 mil quilômetros do Paraná.
Essa pluralidade de cidades com torcedores que se tornaram sócio do clube não estava nos planos da diretoria do Coritiba, que imaginava uma maior venda na capital paranaense, onde se concentra a maior parte da torcida do clube.
Os novos pacotes de sócio-torcedor não garantem o ingresso às pessoas que o adquirem, mas uma de suas atrações é a preferência na compra. Ele surgiu para suprir os pedidos de associação em um momento em que o clube estava fechado para novos sócios, já que havia atingido o limite de 30 mil filiados nos planos antigos.
Para não dar foco no ingresso, que não é garantido, o Coritiba investiu em outras vantagens, como clube de benefícios e promoções. Ainda assim, são universos distantes para quem mora em Angola, por exemplo. Para esse fato, o marketing do time aponta para a “vontade do torcedore de estar ligado ao clube”.