O Coritiba é o sexto dissidente do Clube dos 13. O time paranaense anunciou nesta quarta-feira, por meio de nota em seu site oficial, que não participará da negociação que o grupo de equipes fará pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no próximo triênio.
O texto diz que o Coritiba decidiu priorizar legítimos interesses do clube e do futebol paranaense. A equipe rechaçará apenas a negociação de TV, mas não fala em deixar de integrar o C13.
Antes do Coritiba, o Corinthians e os quatro times do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) haviam se recusado a participar da negociação de TV liderada pelo Clube dos 13. Entre eles, apenas a equipe do Parque São Jorge falou em desfiliação da entidade.
As seis baixas na negociação de TV refletem uma cisão no C13, e a negociação de TV é apenas a parte mais clara disso. Por trás do racha existem um conflito político e um movimento para retirar força da entidade que representa as equipes.
Dos 20 integrantes do Clube dos 13, seis já anunciaram que não concordam com o modelo de negociação de TV adotado pelo grupo. Depois de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter derrubado direito de preferência da Globo, a entidade pretendia fazer licitação entre os interessados pela rede aberta (além do canal carioca, Record e RedeTV! sondaram a instituição).
A despeito das seis baixas, o Clube dos 13 deve lançar nesta quinta o edital de licitação. A entidade exigirá um ágio de 10% de outros canais para que eles superem proposta da Globo, atual detentora dos direitos, que será privilegiada por ser líder de audiência e ter expertise nas transmissões.
Confira a nota em que o Coritiba anuncia que não participará da concorrência:
“Diante da polêmica em torno das negociações do futuro contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro e do questionamento do processo pelo qual esta negociação vem sendo conduzida, a Diretoria do Conselho de Administração do Coritiba Foot Ball Club decidiu preservar, em primeiro plano, os legítimos interesses do clube e do futebol parananense. Assim, pretende negociar diretamente com as empresas interessadas todos os aspectos comerciais referentes a esses direitos de transmissão.
Jair Cirino dos Santos
Presidente do Conselho de Administração
Coritiba Foot Ball Club”