Ainda nem teve início a Copa América do Chile-2015, e as cotas de patrocínio para a Copa América do Centenário, no ano que vem, já foram abertas para a venda pela Traffic Sports, que cuida da comercialização mundial do torneio.
A competição no Chile está marcada para 11 de junho a 4 de julho. Já a Copa América do Centenário, que será disputada nos Estados Unidos, está marcada para acontecer entre 3 e 26 de junho de 2016. O evento marca os 100 anos do torneio mais antigo entre seleções de futebol no mundo.
O torneio contará com dez seleções vinculadas à Conmebol (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e outras seis filiadas à Concacaf (Estados Unidos, Costa Rica, México e Jamaica e mais dois países a serem definidos). As últimas vagas para a competição sairão de um playoff disputado pelos quatro primeiros colocados da Copa Ouro deste ano.
Será a primeira vez que a sede da Copa América não ficará sob a responsabilidade de um país sul-americanos. Razões para isso não faltam. Segundo os organizadores, os Estados Unidos contabilizam 90 milhões de torcedores de futebol e 25 milhões de praticantes.
A Copa América surgiu em 1916, como parte das comemorações dos cem anos da independência da Argentina. O Uruguai, maior vencedor da história do torneio, com 15 conquistas, ficou com o título. A Argentina tem 14 títulos, o Brasil venceu a disputa apenas 8 vezes, a última delas em 2007. Paraguai e Peru (duas vezes) e Bolívia e Colômbia (uma vez cada) completam o quadro de campeões do evento.
Em sua 45ª edição, o torneio é organizado pela Wematch, joint venture formada por Traffic Sports, Torneos e Full Play. De acordo com os organizadores, é esperada a presença de 2 milhões de torcedores durante todo o evento.
No momento, 24 cidades estão sendo avaliadas como sede. Os organizadores planejam usar entre oito e 13 estádios durante a disputa. Um fator essencial para a candidatura das cidades-sede é que a arena possua espaço para pelo menos 50 mil torcedores.