Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Crise da Rússia pode deixar Alberto Contador a pé em 2015

Sanções da UE e desvalorização do rublo dificultam situação de Banco Tinkoff, principal patrocinador de equipe de ciclismo

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 07/01/2015, às 08h35 - Atualizado às 10h35

Imagem Crise da Rússia pode deixar Alberto Contador a pé em 2015

O ciclista espanhol Alberto Contador, da Tinkoff-Saxo

Um dos maiores ciclistas da atualidade, Alberto Contador pode ficar a pé para a disputa da atual temporada do ciclismo. A Tinkoff-Saxo, equipe do espanhol, está em crise desde que a União Europeia adotou sanções econômicas contra a Rússia.

Contador é um dos poucos ciclistas a atingir a façanha de vencer as três maiores competições de estrada do calendário: a Volta da França (2007 e 2009), Volta da Espanha (2008, 2012 e 2014) e o Giro da Itália (2008). É um dos favoritos a novas conquistas nesta temporada, mas pode ver suas chances ficarem pelo caminho.

“Se a economia se deteriorar e o Banco Tinkoff começar a sofrer com isso, sou obrigado a encerrar o patrocínio. Como também sou dono da equipe [a licença foi comprada do ex-ciclista dinamarquês Bjarne Riis por € 3 milhões], teria que encontrar outro patrocinador e não sei se conseguiria na Europa. Então, terei que acabar com a equipe”, afirmou Oleg Tinkov, em entrevista à Bloomberg.

Tinkov lembra a grave situação econômica vivida pela Rússia, com a desvalorização do rublo (moeda local). “Tenho 80 empregados que recebem desde a Dinamarca até a Espanha. Se nos pressionarem, é possível que 80 pessoas na Europa percam seus empregos por causa dessas sanções”, disse o empresário.

A Tinkoff-Saxo é uma das maiores equipes do ciclismo e uma das que possuem mais poderio econômico. Além de Contador, fazem parte do grupo outros ciclistas de renome, como o eslovaco Peter Sagan, o tcheco Roman Kreuziger, o australiano Michael Rogers e o polonês Rafal Majka.