A diretoria do Mallorca está preocupada. A crise financeira que tem assolado a Espanha e uma mudança na legislação do país podem tirar até 3,8 milhões de euros da receita da equipe a partir do próximo ano.
O primeiro problema do Mallorca é o faturamento com venda de direitos de mídia. Os jogos da equipe espanhola são exibidos pela IB3, que é ligada ao governo, mas a emissora pediu uma renegociação em função da situação econômica do país.
Segundo o jornal “Marca”, a TV desembolsa três milhões de euros por ano para mostrar os jogos do Mallorca. A ideia da emissora é reduzir drasticamente esse valor a partir do início do próximo ano.
Outra receita que o Mallorca perderá é o patrocínio máster. A cota atualmente está nas mãos do site de apostas Bet-at-home, que paga 800 mil euros anuais ao time. No entanto, uma mudança na legislação espanhola vai abreviar o término do aporte.
A relação foi iniciada na temporada 2011∕2012, mas a nova legislação espanhola restringe a publicidade de empresas ligadas a apostas. Por isso, a diretoria do Mallorca já começou a buscar no mercado um novo patrocinador.
A diretoria do Mallorca tem uma reunião agendada para o dia 13 de dezembro com os credores do clube. A equipe pretende fechar um convênio de dez anos com o grupo para sanar os problemas financeiros, com pagamento de 4,5 milhões de euros por temporada.