O NBB perderá uma de suas principais equipes para a temporada 2015/2016. O Winner Limeira anunciou que, com dificuldades financeiras, irá suspender seu time profissional. A equipe foi terceira colocada no último torneio nacional e havia se classificado para jogar a Liga Sul-Americana, o que não será mais possível.
Na manhã de sexta-feira, o presidente do time, Cássio Roque, reuniu a imprensa para declarar a desistência da manutenção do time. O dirigente também preside a Liga Nacional de Basquete.
Foi Cássio Roque que tornou o projeto possível na cidade do interior paulista. O executivo é dono da rede de concessionária de motos Winner, que dá o nome à equipe de basquete como principal patrocinadora. Sua entrada no time aconteceu em 2001.
Agora, no entanto, o dirigente afirma que a situação se tornou insustentável graças à crise econômica do Brasil.
“Todos sabem do momento crítico que o país passa e das dificuldades que as empresas estão encontrando para manter suas finanças em dia”, comentou em entrevista coletiva.
A questão é que o clube não tem conseguido copatrocínios que mantenham o projeto em pé, o que joga nas costas da Winner o custo de manutenção do time profissional. A empresa seguirá apoiando as equipes de base, que permanecem em funcionamento.
O Winner Limeira juntou-se ao Palmeiras, que sem aporte da fabricante Meltex, já havia anunciado a saída do NBB. Franca, um dos times mais tradicionais do basquete brasileiro, sofre desde que saiu a Vivo; hoje a dívida passa de R$ 1 milhão e o clube montou um conselho gestor com a participação de Luiza Trajano, da Magazine Luiza, para se manter.
As dificuldades ocorrem justamente no momento de crescimento do NBB e após a NBA virar parceira comercial da liga. Como “sócia” do projeto brasileiro, o plano é fazer como que os americanos ajudem a dar maior sustentabilidade financeira à liga.