Uma das invenções mais recentes de Steve Jobs, presidente e fundador da Apple, o iPad é o novo meio adotado pelo Cruzeiro para se comunicar com torcedores. A revista oficial do clube mineiro será adaptada ao eletrônico a partir da próxima edição, a ser lançada em 15 de agosto, após parceria com empresa especializada na área.
A princípio, o conteúdo do periódico será simplesmente levado para a nova mídia sem qualquer alteração, ou seja, tanto textos quanto anúncios serão replicados. O intuito é primeiro consolidar a novidade no mercado, para depois pensar em mudanças para a versão, como a venda de anúncios específicos para essa edição eletrônica.
“A peça publicitária do iPad abre mais possibilidades, porque podemos inserir links para o site oficial da empresa e até vídeos, mas por enquanto iremos trabalhar com versão gratuita”, avalia Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro, à Máquina do Esporte. “Vamos avaliar esse formato, para depois adaptá-lo”.
Em termos de público, levar a revista oficial do clube para o eletrônico irá não apenas ampliar o alcance, mas diversificá-lo. Somente torcedores cruzeirenses são assinantes do material produzido pelo departamento de comunicação da equipe, enquanto, no iPad, serão atingidos também consumidores adeptos a outras equipes de futebol.
Com a nova versão, o Cruzeiro reforça a estratégia de fortalecer laços com torcedores. Recentemente, o clube mineiro tem se empenhado em atrair maior número de seguidores em redes sociais, como Facebook e Twitter. A partir dessa fidelização, espera-se conseguir argumentos mais sólidos para negociações de anúncios e patrocínios.