A vitória do Barcelona sobre a Juventus por 3 a 1 na final da Liga dos Campeões dominou a audiência na tarde do último sábado. De acordo com os dados consolidados do Ibope, o jogo marcou 17,4 pontos na Globo e 7,6 na Band, totalizando 25 pontos na média geral, colocando as duas emissoras na liderança entre as mais vistas do país na rede aberta.
Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.
A estimativa é de que 180 milhões de telespectadores tenham visto a partida ao vivo em todo o mundo, segundo revelou o jornal Mundo Sport, com alcance total de 400 milhões de pessoas.
A Espanha, que ficou com o troféu pela 15ª vez, reuniu 12.148.000 de pessoas sintonizadas na TVE, a rede estatal do país, durante os 90 minutos. O minuto de ouro, como os espanhóis chamam o pico de audiência, teve 8.200.000 milhões de pessoas, com share de 50%, o que signfica que um a cada dois aparelhos de TV ligados estavam sintonizados na decisão do torneio europeu.
No total, 15 milhões de telespectadores acompanharam acompanharam a programação especial da emissora no país para a partida. Esse foi o quinto título do Barcelona, contra dez do rival Real Madrid.
Já o Canale 5, na Itália, teve 11.520.000 de pessoas à frente da TV durante o encontro entre Barcelona e Juventus, com participação de 46,73%. Foi a terceira audiência mais alta do ano no país, perdendo apenas para o Festival de Sanremo, em fevereiro, e para a volta da semfinal diante do Real Madrid.
Mais de 200 países receberam o sinal do embate entre espanhóis e italianos, que a partir da próxima temporada mudará de canal fechado no Brasil, saindo da ESPN para o Esporte Interativo.