Damian Lillard, jovem talento de 23 anos do Portland Trail Blazers, time de basquete dos Estados Unidos que joga a NBA, estendeu o contrato de patrocínio que tem com a Adidas por dez anos. A fabricante de materiais esportivos alemã o colocou entre os atletas mais bem pagos dela, com um acordo que pode chegar a US$ 100 milhões durante este período, entre patrocínio, prêmios por desempenho em quadra e parte dos lucros das vendas, segundo a ESPN.
O jovem ficaria abaixo de Derrick Rose, de acordo com fontes consultadas pela emissora, cujo contrato assinado em 2012 renderia cerca de US$ 185 milhões por 13 anos. Seriam em torno de US$ 14 milhões anuais dele contra os US$ 10 milhões anuais de Lillard, portanto. No basquete, os jogadores que faturam mais são LeBron James e Kevin Durant, ambos da Nike.
Lillard foi o “novato do ano” na temporada de 2012/2013 e jogou o All-Star Game da NBA pela primeira vez nesta temporada. Ele conquistou torcedores mais jovens por causa da habilidade nos arremessos e pela personalidade tranquila. “A Adidas foi ótima para mim nessas minhas primeiras duas temporadas”, disse o jogador em um comunicado. “Eu tive a oportunidade de vestir vários ótimos produtos, ajudar a desenhar versões especiais dos calçados, ser parte dos comerciais na TV e viajar pelo mundo com a marca. Estou animado com o futuro que nos aguarda”.
O jogador vai aparecer em uma série de comerciais para o calçado Foot Locker a partir desta semana, nos quais vai contracenar com jogadores de futebol americano e basquete aposentados.
O grande desafio para Lillard será fazer com que a marca dele extrapole o mercado de Portland, local de origem dos Trail Blazers. LeBron James e Kevin Durant são dois exemplos de jogadores que, de franquias sediadas em Cleveland e Oklahoma City, respectivamente, conseguiram crescer e chegar a outros mercados dos EUA.
No caso da Adidas, esta é mais uma tentativa de ganhar participação de mercado no basquete americano. Um levantamento feito pela SportsOneSource, uma empresa de monitoramento de mercado, apontou que os alemães tiveram 5,5% das vendas de calçados para esta modalidade nos Estados Unidos em 2013, apesar de serem os fornecedores de materiais esportivos de toda a NBA. A Nike e a Jordan Brand, marca de Michael Jordan que pertence à fabricante americana, tiveram uma participação combinada de 92% sobre as vendas.