O DAZN quer usar o maior torneio de clubes de futebol do mundo, a Champions League, para expandir sua visibilidade no mercado asiático. Atualmente, no continente, a plataforma de streaming opera apenas no Japão, mas também possui os direitos da competição até o final da temporada 2020/2021 para Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Laos, Malásia, Tailândia e Taiwan.
A informação foi dada pelo vice-presidente executivo do DAZN Group para o Japão, Martyn Jones. Ele esteve presente na SportsPro OTT Asia, evento promovido pelo site britânico SportsPro Media, em Cingapura.
Foto: Reprodução / YouTube (Katsudon96 Gaming)
“Neste momento, o pensamento é que gostaríamos de abrigar esses direitos dentro do DAZN na próxima temporada. Como isso funcionará em termos práticos ainda não sabemos e estamos trabalhando em cima. É provável que seja uma transmissão regional. Estamos vendo quais seriam as nuances locais a esse respeito”, afirmou o executivo.
Hoje, apesar de ter os direitos, o DAZN ainda não possui operações no mercado asiático fora do Japão. Dessa forma, subloca os direitos para parceiros de transmissão ou ativa-os em plataformas próprias operadas nesses países como o goal.com.
Desde que foi criado, o DAZN já chegou a oito países, além do Japão. São eles: Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália e Suíça. A meta da empresa é estar ativa em pelo menos 20 mercados até 2020, com os países do Sudeste Asiático com prioridade nessa lista.
“Somos muito ambiciosos, não apenas para o Sudeste Asiático mas com uma perspectiva global. Claramente, no entanto, precisamos garantir que nosso plano de entrada no mercado esteja alinhado com os direitos que possuímos, além de acertar nosso cronograma. Aprendemos muito nos últimos dois anos e meio com os diferentes investimentos que fizemos, e acho que isso será aplicado exatamente no que fizermos nesses mercados. Não podemos ignorar a Ásia. Isso seria uma loucura”, finalizou Jones.
Vale lembrar ainda que, na Europa, o DAZN também já possui os direitos da Champions League em dois países, Alemanha e Áustria, e também tem interesse em aumentar esse número em breve. A plataforma ainda transmite o torneio no Canadá.