A proximidade da Copa do Mundo faz com que as marcas corram atrás de tentar aproveitar, ao máximo, os atletas patrocinados. Principal jogador do país anfitrião do Mundial, o atacante Neymar deve inundar a televisão brasileira nos próximos dias em novas propagandas e, também, diversos pontos-de-venda dos 15 diferentes patrocinadores que ele têm.
A novidade da vez é a criação de uma linha de pilhas com a imagem do jogador. Neymar aparece de corpo inteiro no modelo lançado pela Panasonic, marca que foi a primeira patrocinadora individual do atleta, quando ele ainda estava no Santos.
O produto foi colocado à venda no mercado a partir desta semana. Segundo a empresa de origem japonesa, a escolha é óbvia.
“O momento é extremamente propício para a venda de pilhas, ainda mais com uma identidade que traz a cara do futebol brasileiro. O consumidor precisa de um produto com durabilidade prolongada”, disse Akihiro Asawa, gerente de marketing de pilhas da Panasonic Brasil.
Além de ir parar nas pilhas, Neymar está em diversos pontos-de-venda. Em lojas de conveniência, ele aparece promovendo produtos da Kibon. Nos supermercados, seu rosto estampa as latas da bebida energética RedBull, que lançou um produto exclusivo para ele, em parceria com os artistas “Os Gêmeos”. Segundo a empresa, a lata representa a junção do futebol com a arte, com um exímio representante do futebol-arte. Em mecânicas, seu rosto geralmente endossa propaganda das baterias Heliar. Em shoppings, ele aparece com as cuecas da Lupo.
Na televisão, Neymar também começa nesta próxima semana a protagonizar as campanhas de não-patrocinadores da Copa do Mundo. O banco Santander deve lançar nos próximos dias comercial com ele, que já tem estrelado campanha da Claro, da Castrol e da Lupo. Pelas redes sociais, o uso da imagem dele é ainda maior. Na última quinta-feira, ele e seu pai se tornaram protagonistas da campanha da Beats, fabricante de fones de ouvido. Além disso, ele promove a marca Rexona em posts no Twitter.
Atualmente, Neymar conta com 16 diferentes patrocinadores: Beats, Castrol, Claro, Guaraná, Heliar, Lupo, Mentos, Nike, Panasonic, Police, Red Bull, Rexona, Santander, Tenys Pé, Unilever e Volkswagen.
Após a Copa do Mundo a expectativa é de que boa parte desses contratos seja renegociada, e o jogador do Barcelona tenha menos marcas, mas com um maior faturamento.