Não é novidade para ninguém que os grandes clubes europeus estão cada vez mais de olho no mercado asiático. Um deles, no entanto, parece estar com uma atenção mais do que especial para a região. De 2016 para cá, o Bayern de Munique não para de tomar atitudes importantes no continente.
Dessa vez, o clube alemão fechou uma parceria regional com o Banco Industrial da China (CIB). Pelo acordo, a instituição financeira fará cartões de crédito em esquema de cobranding com a equipe de Munique e ainda servirá como sede de eventos com fãs em Pequim durante os principais jogos do Bayern na Bundesliga.
“O CIB é um dos maiores bancos do mundo e, como o FC Bayern, é sinônimo de estabilidade financeira e confiabilidade. Esta parceria sublinha o forte apelo que o Bayern já desfruta na China e é outro passo importante na expansão da nossa marca e da nossa rede”, afirmou Jörg Wacker, membro do conselho executivo do Bayern.
“Para nós, a cooperação entre o CIB e o FC Bayern é um símbolo do objetivo chinês de desenvolver ainda mais o futebol e promover o intercâmbio cultural entre a China e a Alemanha”, declarou Chen Jinguang, vice-presidente do CIB.
O acordo reafirma ainda mais a presença do time alemão em território chinês. Em 2016, o clube abriu um escritório em Xangai e, desde então, já fez alguns eventos e turnês de pré-temporada no país. Em setembro do ano passado, fechou com uma empresa alemã, a Viessmann, fabricante internacional de sistemas de aquecimento, industriais e de refrigeração, com exclusividade para o mercado chinês.
E não é só a China o foco do clube alemão na Ásia. Na semana passada, o Bayern fechou um acordo com o governo de Cingapura. Entre outros objetivos, a parceria quer desenvolver o esporte no país asiático, promover intercâmbios, formar treinadores e ainda descobrir talentos que possam ser utilizados pelo próprio time de Munique no futuro.