A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciará nesta manhã de terça-feira (1º), em São Paulo, a ampliação do acordo com a Genius Sports. A empresa de origem inglesa, que é parceira da NBA, da Premier League e da NCAA, entre outras ligas, será fornecedora de todas as estatísticas do NBB e, também, montará um sistema de preservação da integridade das apostas ligadas à competição de basquete.
LEIA MAIS: NBB reforça aposta multiplataforma com DAZN e Band
O acordo, inédito no mercado brasileiro, marca a entrada da Genius no país. Com a aproximação da regulamentação das apostas no esporte no Brasil, a marca decidiu montar escritório e começar a atuar por aqui. O primeiro acordo é com o basquete, mas a Genius já tem conversas evoluídas com o vôlei, conforme antecipou Chris Dougan, diretor de comunicação da empresa, à Máquina do Esporte.
Foto: Reprodução
“Os dois primeiros esportes que pretendemos entrar no Brasil são o basquete e o vôlei. Temos o acordo com a LNB e temos outras conversas com entidades para explorar oportunidades tanto do ponto de vista da integridade quanto das apostas. Agora, temos um mercado em regulamentação, que precisa de tecnologia e do entendimento de que é preciso proteger a integridade do sistema”, disse Dougan.
O executivo fala com base na experiência vivida no Reino Unido, onde a Genius foi fundada e tem sua atuação mais próxima dos órgãos governamentais para trabalhar a integridade do ecossistema do esporte e do mercado de apostas. A empresa faz parte da comissão que discute o mercado de apostas na Inglaterra.
“Se não protegermos o esporte, tivermos as leis corretas, as regulamentações, o mercado de apostas que se abre será um completo desastre. É um trabalho educacional. É algo que sabemos pelo que vivenciamos na Inglaterra”, completou.
Nesta quarta-feira (2), executivos da Genius estarão em Brasília, onde o Ministério da Economia organizará um debate sobre a regulamentação das apostas. A presença da empresa é uma forma de reforçar o trabalho que é feito por ela no exterior.
“O mercado brasileiro tem muito potencial, é significativo. O que precisamos entender é que o mercado de apostas já existe, gostemos dele ou não. Agora, temos que trazê-lo para a luz. É preciso deixar de ser um negócio obscuro para se tornar claro, com regras bem definidas e tratado como qualquer outro negócio”, acrescentou.
Para implementar o negócio de forma mais evoluída com o NBB, que passa a valer com o início da nova temporada do basquete, no próximo dia 12, a Genius está montando um escritório no país, a exemplo do que tem na Colômbia.