Lançamento de WebTV, um canal com informações exclusivas sobre o clube, na internet. Início oficial de rede social restrita a torcedores da equipe. Reformulação do programa de sócios-torcedores, inativo há mais de um ano. Prometidos desde o início das atividades do conselho de marketing do Palmeiras, esses são alguns exemplos de projetos que estão paralisados há meses. Mas a responsabilidade pela morosidade, segundo o departamento, é do presidente do clube.
De acordo com Newton Lavieri, diretor de comunciação palmeirense, todas essas questões já foram resolvidas pelo departamento, que trabalha em conjunto com o marketing, e estão à espera da assinatura do presidente, Arnaldo Tirone, para acontecer. “WebTV, Avanti, rede social e mais quatro projetos precisam apenas ser assinados por ele para ser oficializados”, diz o dirigente à Máquina do Esporte.
A parte que cabia ao marketing e à comunicação, no raciocínio de Lavieri, consistia em montar os projetos e definir quais seriam os parceiros para viabilizá-los. No caso da WebTV, a produtora responsável por montar o canal na internet. No caso do Avanti, o novo operador do programa de associados alviverde. E todos esses parceiros já estão definidos há algum tempo, segundo o dirigente palmeirense.
“O novo operador, que vai tocar o programa de sócios-torcedores sob o controle do Palmeiras, já está escolhido faz tempo”, acrescenta o diretor. Essa empresa, cujo nome será preservado até que o contrato seja assinado por Tirone, deverá substituir a ESM, agência de marketing esportivo e antiga responsável por coordenar o Avanti, na gestão do projeto. Mas, vale lembrar, as promessas de que tudo está em dia são dadas desde meados do ano passado.
Na prática, a declaração de Lavieri coincide com um momento conturbado tanto para ele quanto para Rubens Reis, diretor de marketing, que também atacou Tirone em mais de um veículo de imprensa nesta terça-feira (6). Existe a possibilidade, a ser confirmada em reunião na noite desta terça, de que ambos sejam destituídos dos respectivos cargos e os dois departamentos passem a ser coordenados por Edvaldo Frasson, vice-presidente administrativo.
A reportagem procurou Tirone para comentar a declaração do diretor de comunicação, mas o presidente não pôde atender às ligações até o fechamento deste texto. Frasson, provável novo responsável por “profissionalizar” o marketing, acrescentou que esses projetos deverão ser definidos depois que o Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do clube decidir o que acontecerá com os atuais diretores.