A disputa entre jogadores, franquias e a organização da liga profissional de futebol americano (NFL) já ameaça a popularidade do esporte. Segundo Roger Goodell, comissário da disputa esportiva, já é possível perceber quedas em venda de ingressos, audiência televisiva e tráfego no portal oficial da competição.
“Certamente, isso já teve impacto em nossos fãs. Várias métricas que nós temos mostram que essa polêmica tem refletido em uma frustração para o público”, analisou Goodell.
Um exemplo citado pelo comissário é a audiência televisiva do draft. A seleção de novos atletas para a NFL teve nesta temporada uma queda de quatro milhões de espectadores em comparação com o ano anterior.
“É uma queda significativa, em torno de 10%. Essas polêmicas certamente têm impacto nas decisões dos fãs”, completou o dirigente.
O foco da polêmica na NFL é o valor dos salários de atletas. A liga não conseguiu fechar um acordo com o grupo que representa os jogadores para definir um teto para a próxima temporada.
Os jogadores pedem uma participação maior nos lucros da NFL, que estão em ascensão. As franquias, em contrapartida, tentam conter seus gastos com contratações de atletas. A disputa foi parar nos tribunais.