Criada a partir do interesse pessoal do prefeito de Jerusalém para incentivar um turismo que vai além da religião, a Maratona de Jerusalém consegue ser um evento que cativa o corredor pelo espírito de diversão que envolve a prova.
“Os moradores são acolhedores, tentam te ajudar. E vim25os que isso faz com que os atletas que já vieram aqui fiquem satisfeitos e queiram voltar”, afirma Nir Bakarat, prefeito da cidade.
Ao longo de todo o trajeto da meia maratona, o que mais ajudou nosso pseudo-atleta e repórter Erich Beting a cumprir o trajeto foi a alegria dos moradores da cidade, em especial as crianças.
Os gritos de incentivo, as mãos estendidas para um cumprimento, desde crianças até senhores de idade, conferem à maratona um raro momento de clima amistoso numa cidade cheia de tensão.
Com bandas tocando música ao vivo a praticamente cada 5km, você se envolve ainda mais com as diferentes etnias que formam a cidade.
Outra diferença da prova em relação às que existem no Brasil é o uso de atores para incentivar os atletas. Atores performáticos ficam em pontos-chaves do trajeto para brincar com o corredor, tirando o peso das subidas que exigem um esforço maior do que o comum de quem corre.