A Dorel Industries anunciou a compra de 70% das ações da empresa brasileira de bicicletas Caloi, fundade em 1898. A companhia pretende fazer do Brasil um polo de produção para as marcas da empresa, como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT.
A Caloi lucrou aproximadamente R$ 273,5 milhões com vendas de bicicletas em 2012, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. A participação da empresa no mercado brasileiro é estimada em mais de 40%.
“Esta nova parceria com a Caloi posiciona a Dorel como uma das maiores empresas de bicicletas do mundo, bem como a líder das Américas. A divisão de bicicletas se tornou um negócio de um bilhão de dólares em apenas nove anos e vislumbramos um potencial de crescimento muito grande para o futuro. Nosso foco permanece no crescimento do business de bicicletas, o que nos permitirá continuar agregando valor aos nossos acionistas. Estamos muito felizes em receber o time Caloi na Dorel.”, comentou Martin Schwartz, Presidente e CEO da Dorel.
Eduardo Musa, atual CEO da Caloi, será o presidente da divisão de bicicletas no Brasil. “A conclusão de vários anos de trabalho para transformar o Brasil em um verdadeiro player no mercado mundial de bicicletas. A parceria Caloi/Dorel trará benefícios expressivos para o mercado brasileiro de bicicletas. A expansão das marcas Dorel em nosso mercado ajudará a suprir as crescentes demandas do consumidor brasileiro por alta qualidade, inovação e estilo.”, comentou.
“Nos últimos quatro anos, a Dorel vem ampliando continuamente seu alcance global em mercados de crescimento importantes, como China, Leste Europeu e, agora, Brasil”, disse Robert Baird, CEO e Presidente da Cannondale Sports Unlimited, divisão de bicicletas da Dorel.
A Caloi está apoiando atletas brasileiros de ponta em sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A Caloi Elite Team é a única equipe brasileira de mountain bike registrada na UCI.