A dupla Grêmio e Internacional fechou o mais longo patrocínio de camisa do futebol brasileiro. Em meio à crise que tem deixado clubes órfãos de aportes máster, os dois clubes gaúchos conseguiram assegurar a parceria do Banrisul por mais quatro anos.
Foram duas vitórias para as equipes, que há anos negociam patrocínios em conjunto. O primeiro, claro, no tempo de contrato. Até então, o Banrisul assinava acordos de dois anos com a dupla gaúcha.
A segunda vitória está na liberação de uma propriedade extra dentro do uniforme. O antigo contrato com o Banrisul não permitia outra marca na parte frontal da camisa. Agora, os times poderão negociar o espaço dos ombros, o que tem sido recorrente no futebol brasileiro. TIM na numeração e Tramontina nas mangas já compõem os uniformes de ambos os clubes.
Por outro lado, o valor não teve nenhum reajuste para o próximo contrato. O acordo, aliás, ficou levemente menor. Até esta temporada, Grêmio e Internacional recebiam R$ 13 milhões anualmente do banco. Com o novo contrato, os dois receberão cerca de R$ 12,9 milhões.
Uma forma de compensar essa diminuição foi com a adoção de premiação no contrato. Cada um dos clubes pode somar mais R$ 2 milhões conforme os resultados obtidos em campo. A quantia é alta, mas, claro, não é garantida. Para as direções dos dois clubes, no entanto, a vantagem está na possibilidade de ganhar alguns milhões extras com uma nova marca no ombro.
Com o Banrisul garantido, a dupla gaúcha se livra de entrar em uma incômoda lista entre os clubes brasileiros. Hoje, times como São Paulo, Santos e até o bicampeão brasileiro Cruzeiro jogam sem um patrocínio máster. Para 2016, outros clubes sofrem com a apreensão pela provável saída da Caixa.