A briga entre EA Sports e Konami no mercado de games ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (20). A EA Sports anunciou que fechou um acordo de licenciamento com a Serie A da Itália, que era da Konami até a última temporada.
A partir de agora, é o Fifa 2019, da EA, e não mais o Pro Evolution Soccer (PES) 2019, da Konami, quem poderá utilizar o nome oficial do torneio, por exemplo. Para se ter uma ideia de como funciona esse mercado, no ano passado, a EA Sports, por não ter os direitos de licenciamento, era obrigada a usar o termo “Calcio A”, e não o oficial “Serie A”.
Além disso, o acordo dá ao Fifa 2019 a chance de usar o logotipo da liga nas mangas das camisas dos jogadores, na bola oficial da competição e ainda no troféu Coppa di Campione d’Itália, dado ao time campeão ao final da temporada.
Foto: Reprodução / Site (easports.com)
“O acordo assinado com um parceiro de renome internacional como a EA Sports atesta o reconhecimento mundial que o nosso campeonato está tendo. A presença da Serie A no Fifa 2019 nos permitirá consolidar nossa marca no mercado de jogos eletrônicos, um setor no qual queremos ter um papel de liderança nos próximos anos”, afirmou o presidente da Serie A, Gaetano Miccichè.
“Estamos felizes em anunciar o retorno da Série A no Fifa 2019, especialmente pelo alto potencial da próxima temporada para o futebol italiano. Este é um passo crucial para a Electronic Arts (EA) garantir a todos os fãs, tanto italianos quanto internacionais, o mais alto nível de autenticidade para sua experiência de jogo”, declarou Maurizio Finocchiaro, gerente geral da EA na Itália.
O futebol italiano está sob os holofotes das grandes marcas de todos os setores desde que foi anunciada a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus. O marketing esportivo como um todo enxerga na novidade potencial para alavancar novamente o futebol do país e, com ele, as marcas que estiverem vinculadas.
A conquista da EA Sports na Itália serve como uma resposta à Konami pelo que o PES 2019 conseguiu no Brasil nas últimas semanas. Por aqui, a Konami fechou com São Paulo, Palmeiras e Corinthians, com direito a aparecer nas camisas dos dois primeiros, renovou com Flamengo e Vasco, e ainda garantiu exclusividade no licenciamento do Campeonato Brasileiro.
Vale lembrar que a EA Sports promete o Fifa 2019 disponível no mercado a partir do dia 28 de setembro.