Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

"Efeito Neymar" faz escolinhas do PSG "bombarem" no Brasil

Ao todo, já são 15 unidades espalhadas por oito estados do país

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 27/11/2018, às 08h35 - Atualizado às 10h35

Imagem "Efeito Neymar" faz escolinhas do PSG "bombarem" no Brasil

A transferência mais cara da história do futebol mundial tem tido reflexos também no Brasil. Com a chegada de Neymar ao Paris Saint-Germain, o clube experimentou um crescimento significativo de fãs no país, o que, além de tudo, ajudou a aumentar o interesse de crianças e jovens nas escolinhas de futebol que levam o nome do PSG em território brasileiro.

O "efeito Neymar" pode ser medido em números. Atualmente, a PSG Academy já possui 15 unidades espalhadas por oito estados diferentes (Barra BNDES, Barra EARJ, Botafogo, Caiçaras e Gávea (RJ); Guarulhos, Pompeia e Sumaré (SP); Porto Alegre e Vale dos Sinos (RS); Brasília (DF); Villas (BA); Vitória (ES); Recife (PE); e Natal (RN).

Foto: Divulgação / PSG Academy

Atualmente, já são cerca de 3.700 alunos entre 5 e 17 anos matriculados, e o número tende crescer cada vez mais. Isso porque as unidades de Vitória (ES) e Sumaré (SP) foram recém-inauguradas e já há novidades a caminho: Natal (RN) ganhará mais uma unidade no início de 2019, e Fortaleza (CE) também entrará para a lista.

Para se ter uma ideia, antes de Neymar deixar o Barcelona para jogar pelo clube francês, eram apenas quatro unidades e cerca de 800 alunos. Isso significa que, desde agosto de 2017, quando o atacante chegou ao PSG, já foram inauguradas outras 11 unidades e o número de alunos quase quintuplicou.

"Quando perguntamos às crianças qual é o jogador preferido delas, a resposta é uma só: Neymar. A transferência do Neymar veio no momento certo. A gente percebe um aumento. O número de atletas dobrou, e o impacto chega a ser ainda maior na procura de novos possíveis franqueados", disse François Marot, diretor de expansão da PSG Academy.

Vale lembrar que o sucesso tem sido tão grande que o clube decidiu organizar sua primeira Academy Cup no Brasil há pouco menos de um mês. Batizada de Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil powered by Universal Orlando Resort TM, a competição teve a participação de mais de 700 jovens, de 7 a 13 anos e de várias partes do Brasil.

A competição inédita e festiva foi disputada entre 30 de outubro e 2 de novembro no Rio de Janeiro, com final no Maracanã, e contou com as presenças de dois ídolos do clube francês, os brasileiros Raí e Maxwell.