As ações sociais pelo Outubro Rosa têm tomado conta do futebol neste mês. Mas a iniciativa mais contundente feita no Brasil será vista nos próximos finais de semana.
Coritiba e Flamengo vão jogar com uma camisa rosa, fabricada pela Adidas, para dar mais força à campanha de conscientização para os riscos do câncer de mama.
A fabricante alemã produziu e vai já colocou em pré-venda os uniformes, que serão usados no próximo dia 23, na partida do Coritiba contra o Fluminense, e no dia 29, no jogo do Flamengo contra o Atlético-MG, ambos pelo Brasileirão.
“Juntando a força dos clubes e a paixão dos torcedores, passamos uma mensagem forte e direta para a sociedade. Todo o preconceito é ultrapassado, vestir o rosa incentiva a conscientização a respeito do Câncer de Mama e muito mais que isso, ajuda a salvar vidas” disse em nota Luiz Gaspar, responsável pela área de futebol da Adidas no Brasil.
A camisa cor de rosa será colocada à venda nas lojas a partir da próxima segunda-feira, dia 24. Serão 100 unidades do Coritiba e 550 do Flamengo que serão comercializadas. Parte da receita com a venda desses uniformes será doada para instituições de combate ao câncer.
A ação é a primeira que muda com a cor da camisa dos times de futebol no Brasil. Até então, os clubes haviam promovido ações sociais e de conscientização de torcedores para a realização de exames preventivos ao câncer de mama. As iniciativas, porém, raramente envolviam os patrocinadores dos times.
Curiosamente, a ação da Adidas não envolve três outros clubes patrocinados pela marca no Brasil e que disputam a Série A: Fluminense, Ponte Preta e Palmeiras.