A cidade de Franca está prestes a receber aquele que deve ser o maior evento de basquete do Brasil nos últimos tempos. O Jogo das Estrelas, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), terá início nesta sexta-feira (28), um dia após a equipe anfitriã bater o rival Flamengo por 101 a 91. O ginásio Pedrocão, porém, poderia ser melhor explorado.
Sem considerar publicidade de patrocinadores da liga, como Caixa, Eletrobras e a própria Rede Globo, parceira de mídia, o Vivo/Franca exibe no ginásio nada menos que 22 marcas. As empresas, de portes variados, estão espalhadas por todos os lados e disputam a escassa atenção do torcedor, normalmente voltada para os atletas em quadra.
Para reforçar a exposição gerada às patrocinadoras, o clube ainda anuncia os nomes das companhias durante os intervalos e pausas. O único logotipo que recebe o devido destaque, entretanto, é o da Vivo. A companhia de telefonia está em naming rights, suportes das cestas, bancos de reservas e até camisetas de vendedores ambulantes.
Ainda em relação às placas publicitárias, muitas delas estão em locais mal iluminados ou muito próximos de janelas pelas quais entra a luz solar, detalhe que impede totalmente a visualização das marcas. Por estarem muito distantes da quadra, também é pouco provável que alguma delas apareça nas transmissões televisivas da Sportv.
Vivo, Magazine Luiza, Santa Casa Saúde, Amazonas, MRV, São Judas Tadeu, Soft Mania, COC, Farmácia São Matheus, Gatorade, Luizacred, Suzano Papel e Celulose, Acif, Report, Unifacef, Gynasium, Rádio Hertz, Cenafler, Democrata, Francal, Freitas e Corrêa e, finalmente, Diário de Franca. A missão mais complicada é lembrar a primeira delas.