A partida entre Barcelona e Las Palmas, pela 7ª rodada do Campeonato Espanhol, era para ser apenas mais uma em meio às outras neste domingo (1º). No entanto, a repressão policial a milhares de manifestantes durante o dia em que seria votado o referendo sobre a independência da Catalunha, fez do jogo uma atração diferente.
O Barcelona, um dos maiores símbolos catalães, tentou não entrar em campo. Como a organização da La Liga Santander negou o pedido e ameaçou o clube com a perda de pontos, Messi e companhia foram ao gramado, mas com portões fechados para os torcedores.
Como consequência, o jogo teve mais de 500 milhões de interações no Twitter. Para o Las Palmas, clube da ilha de Gran Canária, o número é um recorde absoluto em termos de repercussão internacional. No total, foram 74 mil menções de 47 mil autores únicos. Como muitos destes autores têm centenas de milhares ou até milhões de seguidores, os números foram se multiplicando. Em momentos de pico, foram 500 menções ao jogo por minuto.
De acordo com o site espanhol “La Jugada Financiera”, entre as contas que contribuíram para o sucesso do jogo no Twitter estão a do próprio Barcelona, assim como de veículos esportivos ou de mídia geral, como El País, Antena 3 e Telecinco. Um total de 340 mídias digitais que escrevem em espanhol compartilharam notícias em torno da partida.
A postagem que mais gerou interação foi a que o Las Palmas anunciou a decisão de bordar a bandeira da Espanha na altura do peito, do lado direito da camisa: “Nós decidimos bordar em nossa camisa uma pequena bandeira espanhola e a data de hoje, 1º de outubro de 2017, para testemunhar sem amarras nossa esperança no futuro deste país e na boa vontade de quem vive nele, em busca do melhor entendimento. Não importa quão longe é Gran Canária, nunca sentimos a menor tentação de fazer parte de um país diferente desse”.
Apenas essa mensagem teve mais de 1,8 milhão de interações, mais de 19 mil curtidas e mais de 15 mil retweets. A partida terminou com o placar de 3 a 0 a favor do Barcelona.