Oi e Skol anunciaram, nesta semana, novos comerciais e, como tema, um dos grandes clichês da publicidade brasileira: a rivalidade entre Brasil e Argentina. Em ambos, a ideia é brincar com o país vizinho, algo que é repetido constantemente por diversas marcas.
No caso da Skol, a empresa encerrou a série que faz provocações a outros países participantes da Copa do Mundo. Já foram vítimas da empresa os ingleses, franceses e italianos. Os argentinos, no entanto, são alvos constantes da marca. Na última Copa, por exemplo, até “latinha falante” para irritar os vizinhos foram feitas. A companhia é da Ambev, patrocinadora do Mundial.
Assista ao vídeo da Skol:
Já a Oi, que é patrocinadora da Copa do Mundo, usou os garotos-propaganda Joel Santana e Túlio para anunciar mais uma distribuição de ingressos vinculados à empresa. No fim, no entanto, os argentinos sofrem com brincadeiras do treinador, que não quer dar tíquetes para os rivais.
Assista ao vídeo da Oi:
Nesta Copa do Mundo, a Argentina já foi alvo de outras campanhas, de patrocinadores e não patrocinadores. As Havaianas contrataram Romário para mandar o pé esquerdo aos vizinhos. Já o site Bom Negócio apostou em Maradona em forma de poltrona incômoda.
Por outro lado, os argentinos também usam os brasileiros para brincar em comerciais. Nesta Copa, a Coca-Cola brincou com as palavras no diminutivo, usadas no país. Já a emissora TyC Sports provocou usando o discurso do Papa na Jornada da Juventude, no Rio de Janeiro.