A partida entre São Paulo e Avaí, que foi transmitida pela Globo na TV aberta, foi cenário para uma ação social criada pela agência DAVID e que fez parte de uma parceria entre a construtora MRV e o time paulista, que é uma das equipes patrocinadas pela empresa.
Com o objetivo de incentivar o debate sobre a importância da inclusão e da acessibilidade, a ação substituiu os tradicionais gandulas presentes ao redor do campo por gandulas cadeirantes ou com próteses. Ao todo, 10 atletas paralímpicos (sete cadeirantes e três com próteses) exerceram a função durante toda a partida.
Foto: Reprodução / Twitter (@SaoPauloFC)
“A ação ‘Gandulas Cadeirantes’ mostra a preocupação e a atenção que o São Paulo Futebol Clube tem com os temas acessibilidade e inclusão. O clube acredita que atitudes como essa significam a oportunidade de trazer a integração total do indivíduo e a quebra de barreiras por meio do esporte”, destacou João Fernando Rossi, diretor executivo de marketing do São Paulo.
“A inclusão e a acessibilidade são fundamentais. A locomoção é um direito de todos, e acreditamos que juntos podemos fazer com que mais espaços sejam acessíveis”, disse Rodrigo Resende, diretor de marketing e novos negócios da MRV.
“A campanha tem diversos benefícios sociais, mas eu diria que um dos principais é motivar. Mostrando especialmente para aquela pessoa com deficiência, que está há pouco ou há muito tempo nessa condição, que ela também pode”, afirmou Eliane Miada, fundadora e presidente da Associação Desportiva para Deficientes (ADD).
A ação chegou a ser mencionada, sem citar o nome da empresa ou da agência, durante a transmissão da Globo pelo narrador Cléber Machado. Dentro de campo, o São Paulo venceu a partida por 1 a 0 e assumiu a quarta colocação na tabela do Brasileirão.