Uma das principais vantagens que se pode tirar de uma Copa do Mundo é a possibilidade de vender uma melhor imagem do país para o restante do mundo, o que aumenta o interesse turístico pela região. Pensando nisso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentou uma estratégia de promoção internacional do Brasil.
O planejamento foi apresentado na reunião da Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). O plano apresenta quais países devem ser considerados prioritários para a Embratur e quais são as etapas do trabalho a ser realizado.
A primeira etapa envolve parcerias para melhorar a infraestrutura do país para o turismo. Somente com um cenário mais bem organizado, a Embratur passaria a fazer um trabalho de promoção de fato do país para o restante do mundo. Nesse caso, o esforço será por mostrar o Brasil como um país moderno.
A Embratur também apresentou um estudo com os turistas da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A ideia é traçar um perfil do viajante específico do evento. Nesse estudo foram revelados números como os que indicam que 83% desse turista faz turismo adicional no país sede. Dos quatro mil entrevistados, 70% afirmaram ser positivo o Brasil receber o próximo Mundial.