A Emirates dará nome ao estádio Ellis Park, de Johannesburgo, em acordo que já gera polêmica na África do Sul. Mais tradicional estádio do país, o local ganhará o nome de Emirates Airline Park em contrato firmado por cinco anos. A mudança valerá a partir do dia 1º de janeiro de 2015.
A arena, inaugurada em 1928, foi palco de sete jogos na Copa do Mundo de futebol de 2010, incluindo dois da seleção brasileira, contra Coreia do Norte (2 a 1), pela primeira fase, e Chile (3 a 0), nas oitavas de final. Foi no Ellis Park também que a África do Sul conquistou o título da Copa do Mundo de rúgbi em 1995, logo após o fim do Apartheid, regime de segregação racial. A união do país em apoio à seleção, que contava com um jogador negro, foi contada no filme “Invictus”. Atualmente, o estádio tem capacidade para 62.567 torcedores.
Além dos naming rights to estádio, a Emirates também irá estampar seu logo na camisa do Lions Super Rugby, clube que manda seus jogos no Ellis Park, e passará a se chamar Emirates Lions.
“É maravilhoso ter estabilidade financeira para os próximos cinco anos por conta do patrocínio de uma marca de internacional”, afirmou Rudolf Straeuli, CEO do clube. “Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração para não só desenvolver o rúgbi na África do Sul e Emirados Árabes Unidos, mas também expandi-lo para todo o mundo”, acrescentou.
Os valores do negócio não foram oficialmente divulgados. Fontes do mercado sul-africano avaliam em cerca de 20 milhões de rands anuais o negócio (cerca de US$ 1,7 milhão). A mudança de nome acontece no aniversário de 20 anos da histórica conquista da Copa do Mundo de rúgbi.
“É o primeiro grande patrocínio da Emirates para uma equipe sul-africana. Isso vai certamente aumentar a visibilidade da marca não só aqui, mas também em nossos mercados de Nova Zelândia e Austrália, onde o rúgbi é jogado e televisionado”, afirmou Orhan Abbas, vice-presidente sênior de operações comerciais para América Latina e sul e centro da África da Emirates.
Essa é a segunda vez que o Ellis Park tem o estádio batizado por uma empresa. Entre 2008 e 2012, o local ganhou o nome de Coca-Cola Park, graças a um acordo com a multinacional. Na época, o negócio ajudou a custear a reforma do estádio para abrigar jogos da Copa do Mundo de futebol em 2010.
Além do time sul-africano, a Emirates também tem outros investimentos na modalidade. A empresa é patrocinadora da Copa do Mundo de rúgbi, que será disputada entre setembro e outubro de 2015, na Inglaterra.