Neste mês, a portuguesa Quest Soluções para o Desporto anunciou parceria com a agência Auspex Sports Marketing para fazer cursos sobre gestão esportiva no Brasil. À Máquina do Esporte, o diretor da empresa estrangeira, Ricardo Balbeira, explicou qual será o diferencial dos cursos que serão feitos no país: o grau de especialização de cada um.
O problema da parceria é a quantidade de novos cursos que têm surgido no Brasil com foco na especialização da mão de obra em gestão esportiva, visto o calendário de megaeventos que país receberá nos próximos anos. A Quest tenta se estabilizar no país com uma proposta diferente: “Nossos cursos são muito específicos e temos público alvo bem definido”, afirmou Balbeira.
Os cursos da Quest abordarão temas técnicos do esporte, como a especialização do scouting no futebol. Por outro lado, a aposta também remete à gestão e ao marketing, caso do curso voltado exclusivamente para a gestão de arenas esportivas.
Segundo o diretor da Auspex, Marcos Corrêa, novatos serão bem-vindos nos cursos, mas esse não é o principal foco. “A proposta da Quest se foca em pegar pessoas que já estão no mercado para que eles se coloquem em contato com profissionais de renome no mercado internacional, que atuem em países em que o nível de desenvolvimento do mercado esportivo é muito maior do que no Brasil”, afirmou.
No primeiro ano no Brasil, a Quest oferecerá cinco cursos e dois eventos. A ideia é que os cursos sejam bem focados, mas com curta duração. Com cursos em Portugal, Angola e Cabo Verde, a ideia da empresa europeia é ficar em definitivo no Brasil: “Nosso objetivo é ficar aqui no pós-Copa, por muito tempo”, prometeu Balbeira.