Amparada pelo sucesso de nomes como Pau Gasol e Rudy Fernández e pelo crescente processo de internacionalização de seus jogadores, a NBA, liga profissional de basquete nos Estados Unidos, começou a despertar o interesse do mercado de patrocínio na Espanha. Segundo Sophie Goldsmith, vice-presidente de marketing da liga na Europa, no Oriente Médio e na África, a crise não brecou a investida de marcas espanholas na competição, que cresceu 30% na última temporada. ?Existem grandes e pequenas empresas do país que estão interessadas em patrocinar a NBA, não apenas em turnês europeias, mas nos meios de comunicação?, disse a executiva, que não revelou os nomes das companhias com as quais negocia. ?Somos muito realistas e apertamos o cinto para sermos financeiramente responsáveis, mas o produto é muito bom, já que cresceu 30% mesmo com o cenário desfavorável?, completou Goldsmith durante a apresentação do amistoso entre Utah Jazz e Real Madrid, na capital espanhola. O pilar dessa ascensão da NBA fora dos Estados Unidos é a participação de estrangeiros dentro e fora das quadras. Atualmente, 20% dos atletas que atuam no campeonato procedem de 215 países diferentes. A diversidade de nacionalidades, de acordo com a executiva, tem reflexo direto no mercado. ?Fora dos Estados Unidos, a competição se fundamenta em turnês e eventos isolados, que são muito caros. Temos que trazer as equipes e toda a sua infraestrutura para visitar novos mercados. No longo prazo, com esse processo de internacionalização, todos os eventos da NBA no exterior serão rentáveis. Esse interesse [das empresas espanholas] é importante para nós porque o país tem crescido muito no basquete?, avaliou a responsável pelo marketing. A seleção espanhola é a atual campeã mundial da modalidade e ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, disputados no ano passado. Além disso, o país sediará a próxima edição do Mundial, em 2010.