Aumentar o interesse das crianças pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Essa foi a motivação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para criar, pela terceira vez na história, um desenho animado com Vinicius e Tom, mascotes do evento no Brasil. A série terá 32 episódios de dois minutos e será exibida ao longo da programação do Cartoon Network, líder entre o público infantil na TV fechada, a partir de 5 de agosto.
O canal participou e venceu a concorrência aberta pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 para a produção e investiu US$ 750 mil para criar Vinicius e Tom – Divertidos por Natureza.
“O Cartoon Network entende de crianças, fala com elas de igual para igual. Todas essas características e o fato de que o DNA de diversão do Cartoon Network combina muito com a proposta dos mascotes determinaram a escolha”, afirma Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network.
Os mascotes representam 25% das vendas dos produtos licenciados do Rio 2016. Os números são atribuídos, em grande parte, à afinidade dos personagens com as crianças.
“Queremos envolver as crianças e nada melhor do que mergulhar no mundo deles. A série animada será uma ferramenta importante de engajamento, e sabemos que ela vai acabar conquistando os adultos também. Acreditamos que os mascotes representam um grande potencial de negócios”, explica Sylmara Multini, diretora de Licenciamento e Varejo do Comitê Rio 2016.
Inicialmente, os programas serão veiculados até dezembro deste ano, mas existe a possibilidade de Vinicius e Tom serem “efetivados” na grade do Cartoon. A permanência depende da aceitação do público-alvo revertida em audiência e do interesse do Comitê Olímpico Internacional (COI), que passa a ter os direitos sobre os personagens no fim deste ano. “Acreditamos no sucesso da série e vamos avaliar todas as possibilidades [de continuidade]”, revela Multini.
A Birdo Studio, criadora dos mascotes, foi escolhida pelo Cartoon Network para desenvolver o desenho. A narrativa vai acompanhar as aventuras de Vinicius e Tom no meio das florestas e das metrópoles brasileiras. O objetivo é reafirmar a ligação dos peronsagens com a cultura brasileira.
“Vinicius e Tom foram criados para viverem em um ambiente de multiplataformas. Já tínhamos a ideia do desenho animado e agora eles ganharam vida. Os mascotes vão inspirar a todos com os valores Olímpicos e Paralímpicos e apesar de morarem na Floresta da Tijuca, eles visitarão outras cidades brasileiras durante a série, destacando a diversidade cultural do nosso país. A série vai reafirmar os Jogos Rio 2016 como os Jogos do Brasil”, finaliza a executiva do comitê organizador dos Jogos.
O Cartoon Network está disponível para mais de 16 milhões de pessoas nas operadoras NET (canal 104 e 604), Sky (canal 101 e 301), Claro HDTV (canal 100), Oi TV HD (canal 93), Vivo TV (canal 25 ou 321) e GVT (canal 21).