Na próxima quinta-feira, a NBA inicia as partidas que decidirão o título desta temporada. No Brasil, a ESPN terá, mais uma vez, o direito exclusivo de transmissão dos jogos mais importantes do torneio. E a expectativa é de recorde histórico na audiência, o que consagraria o trabalho realizado no último ano.
Os números obtidos pela ESPN na atual temporada impressionam. Em relação ao ano passado, a audiência cresceu 73%. Somente entre pessoas entre 35 a 49 anos, a geração mais ligada à modalidade, o aumento foi de 155%. Já durante os play-offs do torneio, a ascendência foi de 40%.
Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor geral da ESPN Brasil, German Hartenstein, explicou o porquê do crescimento. “Temos falando mais da NBA no nosso dia-a-dia, na programação, nas redes sociais. A cobertura da despedida do Kobe Brian foi um exemplo disso, com infográficos nas redes. E temos uma equipe dedicada, que traz credibilidade, informações técnicas e bom humor, o que fideliza o telespectador”, comentou.
O executivo nega qualquer relação com o fato, mas a subida da ESPN aconteceu paralelamente à entrada da Sportv na NBA. A emissora da Globosat passou a transmitir o torneio nesta temporada, e ficará fora dela apenas na final, com exclusividade para a empresa americana.
“A NBA sempre teve um papel de destaque na ESPN e vai continuar tendo. Todas as ligas americanas têm crescido em audiência nos nossos canais, não só a NBA, mas a NFL e a MLB também”, reiterou.
Há, de fato, outro fator que pesa para o canal ter valorizado ainda mais o torneio. A emissora fechou um acordo global com a NBA para os próximos dez anos, que começa a valer na próxima temporada. No Brasil, a ESPN passará a ter o direito a 170 partidas, contra 120 do atual acordo. Serão eventos na quarta-feira, sexta-feira e domingo, além de eventos especiais, como o All Star Weekend.