A ESPN lançou, nesta terça-feira, o ESPNW, portal voltado exclusivamente ao público feminino. A ferramenta existe nos Estados Unidos desde 2010, e a filial brasileira entendeu que esse era o momento de abri-la no país.
Em conversa com a Máquina do Esporte, a diretora de marketing da ESPN, Sarah Buchwitz, explicou o porquê do lançamento do portal no Brasil. “Há uma crescente audiência do público feminino, tanto no site quanto na TV. No site, 10% do acesso é feito por mulheres. Pode não ser muito, mas isso representa 600 mil visualizações de páginas, o suficiente para um novo portal”, afirmou.
A executiva explicou também que o site faz parte do novo conceito da emissora, “Tudo pelo Esporte”, lançado no último ano. O plano, então, era criar novos vínculos com consumidores e ganhar relevância para diversos públicos, o que foi chamado de “ampliação de target”.
O novo site será dividido em três tipos de conteúdo: notícias, estilo de vida e performance. Basicamente, além de falar de esporte de alto rendimento, o portal deve dialogar com atletas amadoras.
O ESPNW também terá um time de blogueiras que, segundo a empresa, têm liberdade editorial. Nomes como a ex-jogadora Magic Paula, a ginasta Angélica Kvieczynski ou a jornalista Beatriz Ferragi não precisam se fixar em suas especialidades, e sim explorar o assunto da mulher no universo do esporte.
Para divulgar a nova ferramenta, a ESPN deverá novamente usar de uma ampla campanha de comunicação, como tem sido comum nos últimos anos. Mídias sociais, vídeos na emissora e mídia exterior serão utilizados pela emissora para promover o ESPNW.
Neste primeiro momento, falta apenas um parceiro comercial; não há nenhum acordo específico para o ESPNW por ora. Para os próximos anos, um dos planos da emissora é fazer eventos, como encontros e congressos, com o tema da mulher no esporte.