A ESPN e a Liga Brasil Futebol Americano (BFA) chegaram a um acordo para a transmissão do campeonato brasileiro da modalidade que teve início neste sábado (29). O contrato prevê a exibição exclusiva na TV por assinatura da fase final a partir das semifinais masculinas, além da final feminina. Os confrontos decisivos serão transmitidos pela ESPN na TV, além da plataforma de streaming WatchESPN.
Em expansão nos últimos anos, a divisão de elite do campeonato nacional conta atualmente com 33 equipes, incluindo times tradicionais do futebol que também investiram no futebol americano, casos do Corinthians Steamrollers, Palmeiras Locomotives, Flamengo Imperadores, Vasco Almirantes, Coritiba Crocodiles, Paysandu Lobos, América Locomotiva (MG) e também o Galo FA, equipe ligada ao Atlético Mineiro.
Mais de 1500 atletas federados disputam a elite do torneio nacional, que será decidido no dia 14 de dezembro, na 10ª edição do Brasil Bowl. Repercutindo as rodadas, o programa ESPN League trará boletins semanais com os resultados e os principais destaques do torneio.
O acordo reflete o crescimento do futebol americano no mercado brasileiro. Segundo país com maior número de fãs da NFL fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do México, o Brasil conta com transmissão exclusiva da liga norte-americana pela ESPN. Ao longo dos últimos anos, a emissora acumula crescimento de audiência na modalidade, garantindo a liderança entre todos os canais de TV por assinatura nas exibições do Super Bowl ao final da temporada.
Foto: Divulgação / ESPN
“Nos anos 1990, a ESPN acreditou e investiu na transmissão da NFL para o mercado brasileiro, quando a liga ainda era desconhecida por aqui. Após amplo trabalho de divulgação e cobertura da modalidade, hoje é referência entre os fãs de esporte. A parceria com a Liga BFA é mais um passo no desenvolvimento da modalidade no Brasil, trazendo ainda mais visibilidade ao futebol americano”, afirmou Carlos Maluf, diretor de aquisições, programação e novos negócios da ESPN no Brasil.
“Para a Liga BFA, a parceria com a ESPN é um enorme passo para o crescimento do futebol americano no Brasil. Sabemos da importância do canal na divulgação dos esportes americanos dentro do nosso país e sentimos muito orgulho em fazer parte da programação. Queremos mostrar para os fãs de esportes que o futebol americano no Brasil tem muito a oferecer”, declarou Marcelo Bruno, presidente da Liga BFA.
Além do campeonato nacional, a ESPN segue com os direitos exclusivos da NFL para o mercado brasileiro na próxima temporada. Os fãs da emissora também poderão acompanhar a liga universitária dos Estados Unidos (NCAA), campeonato em que são revelados muitos dos nomes que passam a integrar as equipes que disputam a NFL.