O balanço sobre a audiência e as receitas publicitárias das principais redes de televisão norte-americanas foi divulgado, na última quarta-feira, pela TNS Media Intelligence. A despeito da queda generalizada nos dois quesitos, NBC e Fox se mantém como exceções graças às transmissões de Jogos Olímpicos e Superbowl, respectivamente. A líder de mercado, segundo a aferição, continua sendo a CBS, com US$ 6,6 bilhões em vendas, contra US$ 6,2 bilhões, US$ 5,4 bilhões, US$ 4,6 bilhões e US$ 790 milhões de ABC, NBC, Fox e CW, respectivamente. Mesmo à frente no ranking, as emissoras que não transmitiram um dos dois eventos esportivos sofreram queda considerável. A CBS, por exemplo, registrou uma queda de 6,7% em relação a 2007, quando exibiu o Superbowl e faturou US$ 7,1 bilhões. A redução da ABC foi um pouco menor, de apenas 0,8%, contra 13,1% da CW, uma joint venture de Time Warner e CBS. Dona dos direitos dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, a NBC comemorou um crescimento de 8,3%, ante os 5,4% da Fox. Neste ano, no entanto, o panorama deve ser modificado devido às mudanças no panorama de direitos de transmissão. Sem os Jogos Olímpicos, a NBC se mantém com destaque no mercado por ter recuperado o Superbowl da Fox. A conta apresentada pela TNS, no entanto, deve ser avaliada sob a ótica do entretenimento, já que as quedas também estão relacionadas à greve dos roteiristas que parou a indústria no primeiro semestre de 2008.