O foco é o Nordeste. O primeiro passo é anunciar a construção de uma fábrica no Estado. O segundo, fazer uma ostensiva campanha de mídia e incluir os naming rights do estádio que será usado na Copa do Mundo. Em Pernambuco, onde anunciou nesta segunda-feira um contrato de dez anos com a arena local, a cervejaria Itaipava seguiu exatamente o mesmo roteiro que havia norteado a estratégia da marca em Salvador.
As duas investidas fazem parte de um plano maior da Itaipava, cujo foco é ganhar mercado no Nordeste, região dominada pelas rivais Ambev e Brasil Kirin. Em Salvador, por exemplo, a cerveja tem apenas 0,5% do mercado atualmente. A meta é atingir 15% em até dez anos.
O primeiro ponto no projeto da Itaipava para Salvador foi acertar a distribuição. O Grupo Petrópolis decidiu construir uma fábrica em Alagoinhas, na Bahia. A planta deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
O passo seguinte foi investir em mídia. E nessa etapa, a marca comprou por dez anos os naming rights da Itaipava Arena Fonte Nova. No total, o Grupo Petrópolis investirá R$ 100 milhões no contrato.
O valor é o mesmo que a companhia desembolsará para batizar por dez anos a Itaipava Arena Pernambuco. A diferença é que se trata de um estádio novo, erguido em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife.
Esse, contudo, é o único fator que distancia as duas histórias. Afinal, o Grupo Petrópolis também vai construir uma fábrica em Pernambuco, em Itapissuma, a 45 quilômetros de Recife. O aparato custará R$ 1,1 bilhão, tem previsão de gerar 500 empregos diretos e deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2014.
O projeto de Pernambuco, portanto, é ainda maior do que a investida do Grupo Petrópolis na Bahia, Estado em que a companhia deve colocar um total de R$ 700 milhões (conta que considera os R$ 100 milhões do estádio).
“Nós adotamos estratégias similares nas duas praças porque são mercados em que somos uma marca entrante”, explicou Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis.
Leia mais:
Estádio e fábrica em PE consolidam Itaipava no NE
“Boleira”, Dilma protagoniza inauguração de estádio
Itaipava muda discurso em PE e prioriza eventos
Secretário de PE mira México e diz: “Copa é barata”
Antes de outros estádios, Itaipava estuda mercado
Fiat fará ação pontual em inauguração de Arena PE
* O repórter viajou para Recife a convite do Grupo Petrópolis.