Estreia corintiana na Libertadores sobe Ibope de Globo

Ralf celebra gol aos 48min do segundo tempo: Ibope alto na estreia

Ralf celebra gol aos 48min do segundo tempo: Ibope alto na estreia

A Globo conseguiu o seu melhor Ibope do ano no esporte com a estreia do Corinthians na Copa Santander Libertadores. A partida entre o time paulista e o Deportivo Táchira da Venezuela foi aprimeira transmissão do torneio para São Paulo na emissora carioca, que conseguiu uma audiência superior ao alcançado na estreia da equipe alvinegra em 2011.

Neste ano, a partida teve 27 pontos de média, contra 24 pontos de Corinthians e Tolima, em 2011. A partida contra a equipe colombiana também marcou a estreia do time paulista na Libertadores e também foi a primeira partida do torneio exibida no ano. A diferença é que ela era válida para a primeira fase da copa, também chamada de “pré-Libertadores”.

Em 2011, o Corinthians foi eliminado precocemente, e o único paulista que permaneceu no torneio foi o Santos, que terminou campeão. Com a equipe, a Globo só conseguiu passar dos 27 pontos de média na semifinal do torneio, quando o Ibope chegou a 28 pontos.

Essa é a terceira Libertadores seguida disputada pelo Corinthians. Nas edições anteriores, o clube teve audiência superior à da última quarta-feira na estreia em 2010, contra o Racing do Uruguai. Na ocasião, a Globo chegou a 30 pontos de média.

Na última quarta-feira, a vantagem da Globo para os anos anteriores estava na ausência da concorrência da Sportv, que perdeu o direito de transmissão do torneio neste ano. Na televisão fechado, a Libertadores tem sido exibida pela Fox Sports, que ainda não tem sinal na Net e na Sky, operadoras de TV paga que detém 70% do mercado.

No horário de transmissão, a Rede Bandeirantes, que não tem o direito de transmissão da Libertadores, exibiu Americano x Fluminense, válido pela Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. O resultado, no entanto, esteve longe do Ibope apresentado pela emissora com jogos envolvendo times paulistas: a audiência ficou em um ponto de média, apenas.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.