“Estreia” de Mano rende pontos à Globo

Brasil comemora vitória por 3 a 0

Brasil comemora vitória por 3 a 0

Na última quinta-feira, pela primeira vez o público brasileiro que não tem televisão por assinatura pôde ver a sua seleção de futebol ser comandada por Mano Menezes. O horário e a import"ncia da partida, um amistoso contra o Irã no início de tarde, não permitiram uma audiência expressiva, no entanto, contribui para um aumento na média do horário.

Em dias sem jogos, o Globo costuma transmitir o programa Vídeo Show e depois a emissora passa Vale a Pena Ver de Novo. Com o jogo entre Brasil e Irã, os dois programas foram retirados da grade de programação. Com eles, foram alcançados 10 e 11 pontos de média de audiência nos dois dias anteriores a partida.

Com o amistoso, a rede Globo conseguiu 13 pontos de média, o que garantiu a primeira colocação no horário com folga. Em segundo, a SBT ficou com oito pontos com as novelas Pérola Negra e Esmeralda. A Record chegou em seguida, com sete pontos, exibindo o Tudo a Ver.

O número foi mais alto que a média do horário, mas ficou distante daqueles que são apresentados em jogos de futebol na emissora. O Campeonato Brasileiro, independente se for na quarta-feira ou no domingo, tem tido sua audiência na faixa dos 20 pontos. No último jogo que a Globo fez da seleção brasileira, pela quartas de final da Copa do Mundo, o Ibope chegou a 45 pontos de média.

A seleção brasileira já havia feito um amistoso antes de enfrentar o Irã. Na estreia de Mano Menezes pela equipe, o time enfrentou os Estados Unidos e venceu com tranquilidade, com boas atuações de jogadores refutados por Dunda no Mundial, como Paulo Henrique Ganso e Neymar. No entanto, a partida não foi transmitida em televisão aberta.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.