Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Estreia do Paulistão tem recorde de público no século

Em oito jogos da rodada inicial, 84,4 mil pessoas foram aos estádios

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 23/01/2019, às 07h31 - Atualizado às 09h31

Imagem Estreia do Paulistão tem recorde de público no século

A primeira rodada do Campeonato Paulista bateu recorde de público neste ano. Com 10,5 mil torcedores por partida, em média, o torneio teve a melhor estreia deste século.

Desde o lançamento do novo formato do torneio, com apenas 16 times, em 2017, as rodadas iniciais têm demonstrado crescimento. Naquele ano, o número de torcedores por partida ficou em 7 mil pessoas, segundo dados informados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Além do novo formato, o crescimento de público dos grandes times nos últimos anos tem puxado o Estadual. Na primeira rodada do Paulistão, o melhor número foi apresentado pelo Corinthians, com mais de 30 mil pessoas em Itaquera. O time bateu R$ 1 milhão em bilheteria já na primeira rodada. O São Paulo também teve bom resultado com 20 mil pagantes presentes no Pacaembu. O Palmeiras, mesmo sem o mando de campo, levou quase 10 mil pessoas a Campinas.

Em comparação, em 2014, quando as novas arenas ainda não haviam sido inauguradas, a primeira rodada do Campeonato Paulista teve apenas 4,9 mil pessoas por partida.

O pior número do século permanece em 2002, quando menos de 1,5 mil pessoas por partida assistiram ao torneio. Naquele ano, no entanto, as principais equipes do Estado não disputaram o Paulistão, por conta do Rio-São Paulo ampliado.

Neste ano, em oito jogos, o Paulistão levou 84,4 mil pessoas aos estádios no total. É um crescimento de 48% em relação à rodada inicial de 2017, com o mesmo formato.